brincaraqui

brincaraqui

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Para refletir a propósito da comemoração do Natal


Na nossa cultura não há escola que não aborde o Natal nesta altura do ano. Mesmo cuidando de não transformar a escola num espaço de doutrina cristã, a cultura ocidental impõe a celebração.
No JI de Carapinheira não fugimos à regra e temos realizado à volta do tema algumas atividades plásticas e musicais. Também escrevemos ao Pai Natal, claro, embora muitos meninos tenham pedido pouca coisa porque ele está em crise.
Na sexta-feira passada começámos a falar das tradições de Natal em cada família. Sem pensar muito no meu público perguntei:
-Como é o Natal em vossa casa? O que é que se costuma comer?
O R. pôs o dedo no ar e disse:
-Eu não tenho Natal!
- Pois é R, claro que não. Segunda-feira vamos falar sobre isso, porque hoje já não temos muito tempo - disse.
Foi o que fizemos hoje logo de manhã. O R. esteve a explicar aos colegas que é Testemunha de Jeová e não celebra o Natal. Explicou que também não vai à igreja, mas que vai às "reuniões"...
As crianças estavam perplexas, mas muito atentas.
Talvez valha a pena, para além de esgrimir argumentos sobre o que devemos comemorar na escola na época de Natal, pensar se não será mais correto sensibilizar também as crianças para a existência de "mundos" sem Natal e com direito de existência.

3 comentários:

  1. Olá Multiplicadora Ofélia, estamos felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Fizemos de coração, esperamos que goste!

    Aqui está o link da publicação:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/12/multiplicador-brincaraqui.html

    Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.

    Multiplicadora, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores.

    E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria (saiba tirar proveito dessa parceria dinâmica).

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    Conheça mais o blog Marquecomx (ele é parte da parceria):
    http://www.marquecomx.com.br/

    Parabéns pelos excelentes textos, fiquemos na Paz de Deus, abraço e até breve!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom sua postagem sobre a reflexão que devemos fazer sobre as crianças que não comemoram o Natal. Elas existem e devem ser respeitadas e inseridas nessa cultura imposta. Muitos professores nem se atentam para este fato!Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ofélia. Uma excelente reflexão sobre a comemoração do natal e a não comemoração não é. A escola é um espaço laico e portanto precisa estar aberta à todas as discussões. Seja bem vinda ao E.M. Já sou multiplicadora há bastante tempo. É maravilhoso conhecer outras culturas, outros ensinamentos e ter a oportunidade de se apropriar de novos saberes. Um carinhoso abraço
    Gracita
    http://gracitamensagens.blogspot.com.br

    ResponderEliminar