brincaraqui

brincaraqui

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O nascimento de um projeto


No Grupo Palhaço,  à  segunda-feira, mal nos sentamos as crianças  põem o dedo no ar e atropelam-se a dizer: "eu!", "eu!", "Ofélia, eu tenho uma novidade importante!". E lá estamos nós a contar as novidades uns aos outros. Às vezes, as novidades são tantas que só paramos quando doi o rabo de estar sentado. Das novidades e dos interesses expressos surgem muitas ideias para atividades.
Na segunda-feira decidi, prepositadamente, guardar algum tempo para a minha "novidade". Sabendo do interesse de muitos elementos do grupo por castelos, contei que tinha estado em Guimarães e também tinha estado no castelo, claro!
Depois veio a história, resumida e um bocadinho romanceada por mim, de um dos seus habitantes: D. Afonso Henriques. Foi há muito tempo.... Quanto tempo? Foi a primeira questão a delinear-se. Já encontrámos um modo de materializar esse tempo, mais tarde mostro.
Também já descobrimos quantas torres tem o castelo, que há uma torre no meio chamada torre de menagem... O esconderijo principal, quando os invasores surgiam.
Os meninos foram para casa investigar e agora temos muitos livros sobre Guimarães expostos na sala.
O que acontecerá daqui para a frente depende do que quisermos fazer e aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário