brincaraqui

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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Castanhas e matemática


Pelo grupo 1 do JI de Meãs

"No  bolso  guardei meia dúzia de castanhas"
Aproveitando a canção entrámos na brincadeira e decidimos fazer atividades de matemática.
-Tenho castanhas no bolso, vamos contar? 1,2,3,4,5,6
- Meia dúzia! - disseram as crianças mais velhas
- Então agora vamos partilhar, dividir estas castanhas por alguns adultos ou meninos da sala de forma a ficarem com o mesmo número de castanhas.
Começámos por dividir por dois adultos… Com quantas castanhas fica cada um? Depois dividimos por três meninos...Estes  meninos ficaram com mais ou menos castanhas, em relação aos outros que eram só dois? A seguir por  quatro… aqui o Afonso disse:
-Ficaram duas de fora, as castanhas não dão para todos, são precisos mais dois meninos para  ficarem todos iguais. Os seis meninos também são meia dúzia!







1 comentário:

  1. Olá, professora Ofélia!!!!

    Estou seguindo o seu blog, visitando-o pela 1ª e não única vez, rsrsrsr, claro!!!!
    Sou professor de matemática e... nessa ocasião de se ensinar fazer divisões, eu aproveito para mostrar que ela (a divisão)é uma subtração continuada de subtraendo ( quantidades de pessoas que receberão as castanhas) constante e... do total (dividendo) sobrar algo... é sinal de que essa divisão não é exata, já para o caso de não restar castanhas (resto nulo) a divisão é exata!!!!
    Muita saúde e fica na paz!!!! até breve!!!!

    Um abraço!!!!!

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